Notícias

Prefeitura fomenta atividade cultural no MCJ investindo na classe artística local

14/06/2021

img-noticia

Em Mossoró, a maior festa popular do Brasil tem nome próprio. Com a realização neste sábado (12) do Pingo da Mei Dia, o maior bloco junino do país, está aberto oficialmente o Mossoró Cidade Junina 2021. A festa, que se estende até o próximo dia 27, este ano, em face da pandemia, acontece na versão virtual.

Com shows programados para os teatros Dix-Huit Rosado (Polo Estação das Artes) e Lauro Monte Filho (Polo Cidadela), transmitidos ao vivo na página oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube, o evento promete chegar a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Dessa forma, o público pode transformar o lar em camarote especial, de onde acompanhará as apresentações musicais nos 11 dias de apresentações.

“É um momento de reinvenção. Aqui é uma oportunidade onde o Município está se reinventando, uma programação histórica, que esse ano não está passando em branco e é uma oportunidade, também, para os artistas mossoroenses aparecerem para todo o mundo, pois estamos transmitindo o talento do nosso povo pela internet”, analisou o prefeito Allyson Bezerra.

Mas não são só aos amantes do São João que a tradicional festa popular proporciona alegria. Este ano, sensível aos problemas da classe do entretenimento, que ficou sem faturamento devido a pandemia, a Prefeitura decidiu não só manter o evento, mas também contratar exclusivamente artistas locais para compor a programação.

A geração de renda, neste momento de dificuldade para todos, beneficia um grande número de profissionais do entretenimento, quer sejam músicos, atores, assistentes, produtores, técnicos de áudio e iluminação, entre outros.

Cachês estão sendo pagos aos artistas que se apresentam no Mossoró Cidade Junina. Os valores variam de R$ 800,00 a R$ 7 mil, por show, socorrendo os profissionais que ficaram sem atividade regular desde o início da crise pandêmica, gerados pela escassez de eventos, devido restrições impostas. São recursos consideráveis, injetados na economia local.

“Desde o início da pandemia que os artistas estavam com dificuldades sem a oportunidade de se apresentarem em nenhum evento. E agora estão tendo a oportunidade através do Pingo da Mei Dia e o Mossoró Cidade Junina Virtual. É mais um setor, no caso do entretenimento, mesmo nesse período tão escasso, que está tendo a oportunidade de fazer o seu serviço também”, concluiu Allyson Bezerra.

EMOÇÃO E RECONHECIMENTO DA CLASSE ARTÍSTICA

“Coisa boa poder voltar a fazer show novamente, em especial no Mossoró Cidade Junina. Agradecer a todos que fazem a Prefeitura de Mossoró pelo apoio. Agradecer em nome de todos os músicos. São centenas de pessoas contempladas na nossa classe e a gente ficou muito feliz por isso”, comemorou o cantor Nílson Viana, que não subia nos palcos do MCJ havia sete anos, e que abriu o evento de 2021 se apresentando no Polo Estação das Artes.

O cantor André Luvi também esteve com sua banda no palco do Teatro Dix-Huit Rosado e não escondeu a emoção de compor o evento. “Quero agradecer demais a Prefeitura de Mossoró, primeiro por deixar vivo o nosso evento, o São João, que é a festa de nós nordestinos. E agradecer também pela lembrança por nós, artistas locais sermos escolhidos, mencionados e elevados para estar nesse palco hoje. Só gratidão”, agradeceu.

Na programação do Pingo da Mei Dia, outro artista que tem sua marca gravada na música local, que também não escondeu sua emoção e reconheceu o esforço do Município em manter a cultura do São João viva, bem como fomentar a atuação da classe artística local, foi Giannini Alencar. “Agora, graças a Deus, as coisas estão clareando um pouco mais e nós, como artistas, temos essa oportunidade não só de nos apresentar e levar a felicidade para a casa das pessoas, mas também de ter um pouco de renda pra ir sobrevivendo nesse momento tão difícil”, declarou emocionado.

Em outro polo, outros artistas locais também estiveram se apresentando. No caso no palco do Teatro Lauro Monte Filho, onde funciona o Polo Cidadela. Ali estiveram mostrando seu talento a dupla Beth e Jamir e cantor João Neto Pegadão. Alegria, emoção e gratidão também ficaram evidenciados em seus depoimentos.

“A expectativa muito alta, não só para quem está em casa, mas pra gente trabalhar. Voltou com força total e vai dar tudo certo. Obrigado a todo mundo pela oportunidade”, comemorou Beth, ao lado do companheiro de palco, Jamir.

“A gente achou uma ideia maravilhosa, com todos os artistas mostrando seu trabalho nesse momento tão difícil. É de grande serventia para nós e para levar um pouco de alegria para todo mundo que está nas suas casas”, complementou Jamir.

Para João Neto Pegadão, não é fácil fomentar a atividade artística neste momento, mas a Prefeitura topou o desafio. “Desde já quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa. Teve atitude. Está fazendo um trabalho maravilhoso, tomou a iniciativa de ajudar os artistas da terra que estão se apresentando e isso ameniza a situação”, agradeceu o cantor.